segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Curso de Iniciação ao Canionismo - Baependi - MG.

No ultimo final de semana foi realizado em Baependi o 1º Curso de Iniciação ao Canionismo em 2011. 

O curso teve a participação de 12 pessoas, entre os quais, estavam envolvidos a empresa PRIMATA de Itajubá e DOSSEL BRASIL de Caxambu. Ambas empresas promoveram o acontecido e realizaram através do Instrutor "Bruno Dias" o Curso de iniciação ao Canionismo.

O Curso aconteceu nas dependências do Camping e Restaurante do Jânio no Bairro de Itaúna e teve os Cânions do Bugio e Juju, como locais de prática.

Durante os 3 dias de cursos foram abordados diferentes técnicas e  aspectos do canionismo. 

No primeiro dia de curso tivemos também a participação do Instrutor "Filipe Condé", que apresentou e passou sua experiência em Águas Brancas, adquirida durante intercâmbio na Espanha. 

Apesar de água fria e muito vento, o aproveitamento do curso foi bem elevado. Minas Gerais formado Canionistas!!! 

Abaixo uma série de imagens do Curso de Iniciação ao Canionismo.





































Serra do Papagaio - Incêndios criminosos e devastadores atingem milhares de hectares.

Após o último incêndio dos dias 28 ao 1º de setembro, a Serra do Papagaio tem enfrentado inúmeros sinistros em virtude dos incêndios florestais.

Recentemente nos dias 03 ao 05 de setembro, pude acompanhar de perto os trabalhos realizados pelo grupo aéreo do IEF, além é claro, de toda logística de combate oferecida pelo IEF - e sua gerencia. 

O incêndio  dessa vez iniciou-se na manhã do dia 02, entre os locais conhecidos como: Cabeça do Leão no Matutu e Pinheirais, localizado atrás da Cachoeira do Fundo. Outros dois focos também foram localizados momentaneamente durante um sobrevoo que eu realizei na tarde de Sábado, estes focos estavam situados na Serra do Charco e no topo do Pico do Garrafão, bem na nascente do Rio Santo Agostinho, na cota dos 2.380 metros de altitude. Durante o sobrevoo de Sábado à tarde, composto por 5 integrantes, entre eles um Capitão da P.M e piloto da aeronave, tenente da P.M, sargento do C.B.M, Clarice Nascimento gerente da U.C, Guilherme França presidente da Fundação Matutu e Eu. Foi possível avaliar todos os locais dos potenciais focos e planejar toda logística de combate ao incêndio. Foram 45 minutos de voo que contribuíram para que eu pudesse através de minhas lentes registrar o equivalente a 503 fotos em apenas 45 minutos. Essas imagens serão publicadas através de meu blog para consulta de todos os interessados e também, para alertar a todos, da importância de conservar e prevenir os incêndios florestais na Serra do Papagaio, situação que vem se agravando a cada ano! 

Segundo o experiente sargento Lopes do Corpo de Bombeiros de São Lourenço, a área queimada ultrapassa os 3.000he.

Essa área composta por: Pastagens, Matas de Araucárias, Ombrófilas Densa, Cerrado e Campos de Altitude, atingindo a cabeceira de inúmeras nascentes e aumentando significativamente o efeito de "Borda", causado pelo excesso e frequência de incêndios no mesmo local por repetidas vezes. Esse efeito "borda", pode ser notado em várias imagens e ele é causado pelo fogo, limitando e confinando o crescimento da vegetação, fazendo com que elas se retraem formando fragmentos e pequenas ilhas florestais, interrompendo assim, a evolução de especies nativas e consequentemente a extinção da Mata Atlântica. 

O assunto, "Incêndios Florestais na Serra do Papagaio" é um velho conhecido dos moradores nativos e amantes da natureza, que vivem e visitam as belezas naturais da região. Durante anos lidamos com esse problema de incêndios, cada ano acontece em um local, cada ano devasta uma região, cada ano perdemos mais nossa biodiversidade e claro, sempre pagamos por tudo isso, literalmente!!

Recentemente a nossa Serra do Papagaio, protegida hoje, pelo Parque Estadual da Serra do Papagaio - PESP - recebeu a nova gerente da U.C - Clarice Nascimento, que apesar de recém empossada, já pegou um parque deturbado e cheio de obrigações urgentes.

Clarice é Engª Florestal e veio para o Sul de Minas com a função de gerenciar o nosso parque, a nossa querida Serra do Papagaio. Não é uma função fácil, além do mais, por se tratar de um parque com enormes conflitos e vários interesses.

Por se tratar de uma função extremamente complexa é que nós membros e colaboradores do Conselho Consultivo do PESP - deveremos iniciar uma campanha de cobrança e atitudes profissionais em relação a conservação e preservação da Serra do Papagaio. Pois uma coisa é certa, os gerentes passam, mas a serra fica e como a serra é nossa, devemos nós, lutarmos para protege-la...

Segue abaixo algumas imagens exclusivas dos incêndios na Serra do Papagaio em 2011. Aguardamos por providências já!!! A Serra do Papagaio não pode mais queimar dessa maneira, além da educação ambiental, a punição deve ser levada a sério durante as investigações, algo que infelizmente ainda não ocorreu e acho muito difícil acontecer.


Cabeça do Leão em Chamas - Cartão postal do Matutu. 


Cabeça do Leão.


Brejo de altitude completamente queimado na Serra do Charco, ao lado do Centro de Pesquisas da Fazenda Santa Rita. 

Serra do Charco completamente devastada pelo incêndio. Até as turfas de brejo foram destruídas pelo fogo. 



Incêndio em vários pontos da Serra do Charco, pouco acima da Cachoeira do Fundo - Matutu.


Incêndios na Mata Nativa!!! Pinheirais incendiados.... 


Florestas inteiras foram destruídas. 


Devastação incalculável na Serra do Papagaio. 


Campos de Altitude e Florestas Nativas queimadas por inteiro.


A fumaça e a cena de guerra que tomou conta do céu na Serra do Papagaio.



As áreas queimadas e seus incalculados prejuízos.


O efeito "Borda" na integra.
Essa é a fotografia de nossa conservada Mata Atlântica! 
Sabe qual é o pior...?
Está localizada em Pleno Sudeste!!!
Coitada da Amazônia.....................



A Mantiqueira ardendo em chamas!!! Em pleno sudeste brasileiro.


Fumaça e queimadas por todas as partes....situação igual as enchentes de SP. 
Todo mundo vê...mais ninguém faz nada...só apagam o fogo!!! 


Serra do Papagaio - Mitra do Bispo e Maciço do Itatiaia - Lugares incríveis da Mantiqueira completamente ameaçados pelo homem.




As ilhas de Matas Nativas perfeitamente perceptível nessa imagem....o fogo é o maior inimigo das florestas e umas das maiores ferramentas do homem, porém usado de forma erronia causa grandes destruições.



Aos interessados na preservação e conservação da Serra do Papagaio e todo seu entrono, fiquem ligados, precisamos lutar para acabar com isso. A participação das comunidades é fundamental....

Em breve eu estarei postando novas imagens e informações da Serra do Papagaio.

Diga não ao fogo e vamos lutar pela sustentabilidade das comunidades!!!